Química - Profissão Químico

A química que habita em mim saúda a química que habita em você. O que há de tão mágico no mundo senão a Ciência? Que ato de magia é maior do que o de comprovar a realidade.


A Ciência existe para dar luz às veras do mundo natural, a Química é nosso convidado hoje, preparado?


A pandemia, o ensino remoto emergencial e o distanciamento se apresentaram como elementos novos na agitada e preocupante vida dos estudantes do ensino médio. Além das preocupações cotidianas, os estudantes se veem agora preocupados com a saúde de seus familiares e amigos... Como lidar com a angústia de finalizar o ensino médio e pensar nos próximos passos? E a tal da profissão? Da carreira? O que fazer? Today’s Talk é para isso... apresentar cursos e profissões e aliviar as tensões enfrentadas nesse período. E aí? Vamos juntos?


Fonte: Google Imagens.

Para cego ver: A imagem projeta partes da tabela periódica, de vidrarias laboratoriais, como o Erlenmeyer, balão de destilação e outros. Uma mão direita com luva latéx branca segura um frasco de Erlenmeyer com 100 mL de solução aquosa em seu interior.


A química do saber

Você sabe o que é preciso para ser químico?


No episódio anterior, falamos sobre a alquimia, lembra? A alquimia foi durante muitos séculos o que hoje conhecemos como Química. Os praticantes dessa ‘‘ciência” por meio da observação da natureza realizavam experimentos e procedimentos químicos usando aparelhos laboratoriais semelhantes aos que utilizamos hoje.


Isso foi revolucionário! A Química veio para formalizar o que sabíamos sobre a natureza. Passamos a compreender o mundo e identificar que somos todos processos químicos.


Para quem se interessa pelo estudo da composição, estrutura e propriedades da matéria, a área da Química é perfeita para você. O profissional da área pode atuar em indústrias, no laboratório, na elaboração de projetos de instalações, fazer controles de qualidade ou supervisionar produções.


Há a possibilidade de seguir a carreira educacional, obtendo-se o título em Licenciatura, podendo dar aulas em escolas. Para aqueles que desejam a especialização, a área da Química conta com a ambiental, petrolífera, de alimentos, forense e várias outras.


E para se formar Químico? Você precisa ingressar no curso de bacharel em Química. A profissão é regulamentada por lei, isso quer dizer que para exercer sua profissão, o químico precisa obter o registro no Conselho Regional de Química, o CRQ.


O curso tem duração média de 4 anos, e é ofertado por várias universidades públicas. A UNIFESP oferta a modalidade bacharelado e Licenciatura em Ciências obtendo o certificado de Técnico em Química. USP, UFMG, UNESP e UFRN são algumas outras que ofertam a formação em bacharelado.


O mercado de trabalho é amplo. Há vários segmentos, como o ramo das tintas e solventes, inseticidas, adubos e cosméticos. O setor petrolífero é um dos que mais requisitam bacharéis, eles atuam nos processos de exploração de óleo e gás. O setor de marketing e de biocombustíveis é uma opção super bacana para quem vai seguir na área.


O profissional da Química pode atuar tanto no setor público como no privado. A média salarial é de R $4.360,00 beirando a casa das R $7.000,00 verdinhas. Para uma gracinha de fim de turno: Química é como cozinhar, apenas não lamba a colher (Autor desconhecido).


Para quem ficou interessado, aqui vão umas sugestões de leitura.

https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/quimica/

https://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-profissional/sera-que-me-darei-bem-no-curso-de-quimica/

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo