Licenciatura em Ciências - Profissão Professor

A arte de ser professor vai para além da sala de aula. Muitos de nós, empenhados na busca por uma educação transformadora, nos propomos a contribuir e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de diversos estudantes, como você.


A pandemia, ensino remoto emergencial e distanciamento, se transformaram em elementos novos na agitada e preocupante vida dos estudantes do ensino médio. Além das preocupações cotidianas, os estudantes se veem agora preocupados com a saúde de seus familiares e amigos... Como lidar com a angústia de finalizar o ensino médio e pensar nos próximos passos? E a tal da profissão? E a carreira? O que fazer? Today’s Talk é para isso... Apresentar cursos e profissões e aliviar as tensões enfrentadas nesse período.


E aí? Vamos juntos?


Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-professor-motivos-para-ser-professor.

Para cego ver: Na imagem temos desfocado uma professor de pele clara ao fundo em frente a uma lousa verde. De frente para ela estão alguns estudantes de peles escura, parda e clara, todos com uma das mãos para cima com o dedo indicador erguido, encontram-se sentados em fileiras lado a lado.


A arte de educar


Você sabe o que é preciso para ser educador?


Você já pensou no que é preciso para ser um professor? No encontro desta semana, debatemos sobre as questões mais comum que todos os professores já escutaram em algum momento da prática docente.


Escolher uma profissão é uma tarefa difícil para todos os estudantes. Não que seja nosso costume puxar a “sardinha” para o nosso lado, mas, se você está aqui é por que se interessou um pouquinho mais sobre a carreira de professor, então ‘bora lá?”


A carreira de professor é uma das mais antigas no mundo. Desde a antiguidade, os gregos, nas Ágoras, tinham seus filósofos que compartilhavam os conhecimentos abertamente a todos, os padres, foram grandes percussores na área da licenciatura, não só aqui no Brasil, mas em diversos outros países. Caso te inspire, clique aqui leia uma matéria superbacana sobre o primeiro professor do Brasil.


Para ser educador, você precisa se formar em cursos de Licenciatura, em Ciências, em Matemática, Língua Portuguesa e várias outras opções.... Há, inclusive, opções de licenciatura em música, teatro e também o curso de Pedagogia - mas este falaremos em outro momento. Onde é possível fazer o curso? A maioria dos cursos de formação de professores são ofertados pelas universidades públicas, de forma gratuita.


Perdeu o episódio? Veja agora mesmo!!!



A UNIFESP, USP, UFABC e UFSCar são alguns exemplos de instituições super reconhecidas, que formam professores. Há muitas dúvidas sobre o salário que o professor recebe, é pouco mesmo? De acordo com o MEC, o mínimo que um professor da educação básica da rede pública recebe é de R$2.886,24. O bacana nesta profissão, fora o contato com os alunos, é a progressão de carreira e as férias de início e meio de ano.


Fica aqui, outras sugestões de leitura:


https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/conheca-peter-tabichi-o-melhor-professor-do-mundo/


https://www.calendarr.com/brasil/dia-professor-motivos-para-ser-professor/


(*) Lara é estudante do curso Ciências - Licenciatura, com habilitação em Física pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora na área da Educação e Sustentabilidade. Integrante do grupo de pesquisa Movimentos Docentes, do Observatório de Educação e sustentabilidade e do Programa Escolas Sustentáveis, também da Universidade Federal de São Paulo.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo