10.png

Apresentações:

PLAYLIST DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO 

CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES 

Caros autores e caras autoras,

as apresentações dos trabalhos, enviadas até 06 de outubro, já estão no YouTube. Contudo, dado o volume de vídeos, a plataforma está disponibilizando para o público em lotes, assim, pedimos paciência, mas expetativa, pois esse evento está sendo um sucesso.

 

Você pode acompanhar NESTA PLANILHA a disponibilização do link de apresentação do seu trabalho.

IMPORTANTE: ainda não constam todos os links na planilha, pois estamos atualizando-a na medida em que o YouTube deixa público os vídeos. 

 

ACESSE A PLAYLIST AQUI.

INFORMAÇÕES SOBRE A APRESENTAÇÃO

Duração do Vídeo: entre 3 e 6 minutos

Tamanho máximo: 300 MB

Data limite para envio: 06 de outubro de 2021.

Extensão do arquivo: mp4

Formulário para submissão do vídeo: Submeta seu vídeo aqui

As apresentações serão disponibilizadas na playlist do evento, no Youtube, na medida em que a comissão organizadora recebê-las e editá-las para a playlist.

Nesta edição lançaremos o Prêmio Movimentos Docentes 2021. Prêmio este que terá dez classificações, todas receberão certificado. Os três primeiros trabalhos classificados também receberão, cada um, um BOX de livros relacionados à Educação. Os próximos sete classificados receberão, cada um, um livro da Comunidade Movimentos Docentes. A classificação ocorrerá mediante o número de visualizações em cada vídeo de apresentação no Youtube, quanto mais visualizações, maior a chance de ser premiado!!! 

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO VÍDEO

Existem diferentes maneiras de elaborar uma apresentação em vídeo. Você pode utilizar a câmera frontal do celular, a câmera traseira, uma profissional. Também pode utilizar uma webcam em computador ou mesmo a câmera do notebook. Além do equipamento para gravar, há também o modo de fazê-lo...

Você pode utilizar uma apresentação de slides com a sua voz de fundo ou então com a sua voz e imagem pessoal, pode utilizar o Google Meet ou Zoom para gravar uma apresentação oral sem o auxílio de slides. Pode fazer animações no Canva ou Mentimeter. Há diversas formas a depender do domínio e acesso a cada ferramenta.

Veja a seguir algumas dicas:

 

  • Se você for aparecer no vídeo, se atente a vestimenta que vai utilizar, afinal, o vídeo estará disponível na internet. Você pode gravar de corpo inteiro ou apenas da cintura para cima. Importante não cortar braços e cabeça.

  • Seu vídeo pode ser inclusivo, sabia? Você pode iniciar a apresentação fazendo uma audiodescrição sobre você. Assim, pessoas cegas ou com baixa visão, terão noções sobre a aparência de quem está falando. Legal, né?

  • Para não perder o “fio da meada” durante a fala, vale produzir previamente um roteiro sobre o que é essencial falar no vídeo. Você pode, por exemplo, criar um roteiro em tópicos ou mesmo escrever a sua fala. Lembre-se do tempo...

  • Se você for aparecer no vídeo, cuidado com o seu cenário. Vale procurar um espaço com luz natural, sem objetos pessoais. A depender da sua animação, também pode produzir um cenário, com objetos e recursos que se relacionem ao seu trabalho.

  • Numa live ou palestra é compreensível os ruídos de construção, cachorros e gatos, vizinhos e avenidas. Mas em uma apresentação planejada, tais ruídos podem ser evitados. Organize-se com o horário para evitá-los.

  • Se for utilizar o celular, priorize o seu uso na posição horizontal – deitado. Assim ganhará espaço na tela e evitará cortar a cabeça, ombros e braços.

  • Se for utilizar o celular, faça uso de um suporte de mesa, carro ou mesmo apoie-o em algum livro para evitar um vídeo tremido.

 

Tutoriais:

 

 

IMPORTANTE:

 

  • Não utilize em sua apresentação imagens, vídeos ou músicas que sejam protegidos por direitos autorais (Turma da Mônica, por exemplo). O YouTube pode derrubar a sua apresentação do canal se reconhecer alguma imagem protegida. No caso de fotos, você pode utilizá-las desde que embace os rostos, essa função está disponível em diversos aplicativos e sites de efeitos para fotos.

  • Para esta edição, não teremos um modelo de slide, pois todos os vídeos serão enquadrados em uma moldura com informações sobre o Congresso. 

  • Caso seja do seu desejo inserir o logo do evento em algum momento, você pode fazer o download da arte transparente ou da arte com fundo branco. E do SEPAD-PRATIC transparente.

Participam da realização deste evento, os países:
Brasil, Guine Equatorial, México, Angola, Cabo Verde, Espanha, Equador, Costa Rica, Estados Unidos, Chile, Portugal, Bolívia, Moçambique, Argentina, Peru, Paraguai, Colômbia e Timor-Leste.

Realização


Apoio
 


Feito por professores e professoras para professores e professoras!