Engenharia Química - Profissão Engenheira Química

Não é incrível como através dos últimos episódios estamos compreendendo de quais formas as mais diversas áreas de formação estão presentes no nosso dia a dia? Você já refletiu por várias delas, está pronto para mais uma?


Convidamos a Engenharia Química a ser nossa parceira hoje, o que podemos esperar dos capitães da indústria Química?


A pandemia, o ensino remoto emergencial e o distanciamento se apresentaram como elementos novos na agitada e preocupante vida dos estudantes do ensino médio. Além das preocupações cotidianas, os estudantes se veem agora preocupados com a saúde de seus familiares e amigos... Como lidar com a angústia de finalizar o ensino médio e pensar nos próximos passos? E a tal da profissão? Da carreira? O que fazer? Today 's Talk é para isso... apresentar cursos e profissões e aliviar as tensões enfrentadas nesse período.


E aí? Vamos?


Fonte: Google Imagens. Para cego ver: A imagem mostra uma indústria no plano de fundo, e em sua frente itens usados no dia a dia de um engenheiro químico, como capacetes de proteção individual, canetas, calculadora e tablet. Aparece de lateral as mãos de uma pessoa segurando o aparelho digital.


A arte da indústria


Bem, você lembra que falamos sobre a área da Química? Se não, não perde tempo e dá uma conferida na coluna. Se já leu sobre o curso, viu que essa área oferece uma formação direta para o trabalho em laboratórios, com possibilidade de carreira na academia e na educação.


A Engenharia Química pode ser confundida apenas no nome, viu? Pois na prática, ela tem diferenças em relação a irmã gêmea.


Enquanto que na Química temos a formação de profissionais para os laboratórios, na Engenharia Química, temos a formação de profissionais para trabalhar na indústria.


O profissional formado em Engenharia Química é responsável pela criação e aprimoramento de produtos na indústria petrolífera, de alimentos e Química, assim como desenvolver tecnologias limpas, como fontes de energias renováveis na área ambiental e pode também planejar, projetar e supervisionar fábricas e operações industriais voltados à melhoria das empresas, a exemplo da segurança no trabalho.


Legal né? Olha o leque de possibilidades dentro da área. Para aqueles que se interessaram, eis a indagação, como me formo? Quanto que posso ganhar? Carreira apenas na indústria?

Caro leitor, para se formar Engenheiro Químico é preciso fazer um curso de bacharelado com duração média de 5 anos. Muitas universidades do país ofertam o curso, na rede particular, a mensalidade é a partir de R $300,00 chegando até R$1.600,00.


UNIFESP, USP, UNICAMP e UFMG são algumas das universidades públicas que ofertam a modalidade bacharelado presencial.


Para aqueles que desejam seguir a carreira, o mercado é mais aquecido na região Sudeste do país, no estado de São Paulo, por conta da concentração de indústrias. Há a possibilidade de ingressar nessa área através da formação de tecnólogo.

O salário tem média de R $3.980,00 podendo chegar a casa dos R $8.682,00 ao longo da carreira.


Se interessou pela área? Não perde tempo! Algumas sugestões de leitura

https://www.una.br/blog/10-caracteristicas-para-quem-quer-ser-engenheiro-quimico/#:~:text=A%20Engenharia%20Qu%C3%ADmica%20%C3%A9%20a,produtos%20%C3%BAteis%20para%20a%20sociedade.

https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/engenharia-quimica

https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-quimica-2/

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo