Ciências Ambientais - Profissão Cientista Ambiental

O mundo é uma caixinha de surpresa, por isso precisamos estar sempre atentos sobre ele. Certo? Você já pensou qual área é responsável pela preservação do meio ambiente? Quem são os profissionais que se formam na melhor área que existe? Se você é apaixonado por assuntos como biodiversidade e sustentabilidade, acho que temos a área perfeita para você. Senhoras e senhores, abram espaço para ela, Ciências Ambientais. Tá passada?


A pandemia, o ensino remoto emergencial e o distanciamento se apresentaram como elementos novos na agitada e preocupante vida dos estudantes do ensino médio. Além das preocupações cotidianas, os estudantes se veem agora preocupados com a saúde de seus familiares e amigos... Como lidar com a angústia de finalizar o ensino médio e pensar nos próximos passos? E a tal da profissão? Da carreira? O que fazer? Today 's Talk é para isso... apresentar cursos e profissões e aliviar as tensões enfrentadas nesse período.


E aí? Vamos?

Fonte: Google Imagens. Para cego ver: A imagem mostra parte de desenhos de plantas atrás de um globo terrestre, além de um símbolo de reciclagem. .


A arte ambiental


Na semana passada falamos sobre Ciências Biológicas, lembra? Agora vem a pergunta, posso ser amigo dos animais e das plantinhas também? Claro que pode! E como que se faz? O que é exatamente a CA?


As Ciências Ambientais estudam a área das ciências naturais, como a física, química, biologia e geologia, e unem esse estudo com as áreas das ciências sociais, como a ética, antropologia, economia e política.


A CA tem como foco a formação de profissionais para lidarem com questões ambientais, de sustentabilidade e de biodiversidade. Estes profissionais irão atuar na recuperação de áreas degradadas ou contaminadas, assim como promover o desenvolvimento sustentável, a conservação do meio ambiente e a prestação de consultorias em conflitos ambientais.


Para se formar na área é preciso cursar Ciências Ambientais em uma instituição de ensino superior. O curso tem a duração de 4 anos, unindo práticas laboratoriais e saídas em campo além das disciplinas teóricas.


UniRio, UFG, UNB e UNIFESP são algumas das universidades públicas que ofertam o curso de graduação. Se for do seu interesse, é legal consultar o histórico das notas de corte do curso.


O profissional de CA possui várias opções dentro do mercado de trabalho. Você pode optar por ingressar em empresas e prestar serviços de consultoria, ou prestar concurso público para um dos órgãos mais cobiçados dentro das Ciências Ambientais, o IBAMA.


Diferente de outras áreas de formação já vistas por aqui, o mercado de trabalho da CA é mais aquecido nas regiões interioranas, por conta das regiões de proteção ambiental, como parques e reservas.


A média salarial de um profissional de CA é de R $3.643,00 podendo chegar a casa dos R $7 mil reais.


Essa coluna despertou seu interesse? Aqui vai algumas opções de leitura.

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/ciencias-ambientais/

https://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/ciencia-ambiental-profissao-do-futuro


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo