revista (2).png

Movimentos Docentes em Revista 

>> Foco e Escopo

A Movimentos Docentes em Revista é uma publicação acadêmica e de divulgação científica digital que foi idealizada pelo grupo de pesquisa Movimentos Docentes da Universidade Federal de São Paulo e é mantida pela Rede Internacional Movimentos Docentes com apoio administrativo da V&V Editora.

O corpo editorial e a política do periódico estão comprometidos com a publicação de ensaios, artigos e demais gêneros produzidos no âmbito de investigações e pesquisas em Educação e Ensino, da educação básica ao ensino superior e nas mais diversas áreas do conhecimento, bem como relatos de aprendizagem, experiências e práticas de ensino que possam, a sua maneira, contribuir com a disseminação de boas práticas em Educação e Ensino. 

De acordo com a sua política editorial, a Revista prioriza a publicação de trabalhos inéditos decorrentes de pesquisas acadêmicas, sem excluir relatos, produções e práticas que ocorram em outros cenários. No campo ampliado das áreas de Educação e Ensino, a Revista recebe para publicação trabalhos oriundos de pesquisas, através de artigos, trabalhos artísticos, traduções, entrevistas e resenhas que tratem de forma substantiva as questões pertinentes à Educação em seu contexto mais amplo e Ensino nas mais diversas áreas do conhecimento.

 

A Revista tem sua primeira edição publicada em agosto de 2022, resgatando uma experiência histórica acumulada em mais de 10 anos de experiências em projetos, gestão, formação e publicação do grupo Movimentos Docentes, criado em 2010. 

A Revista conta com um amplo quadro de colaboradores, entre eles mestres e doutores de diversas instituições de ensino públicas e privadas, do Brasil e exterior. 

>> Estrutura da Revista          

 

A Revista está disponível em dois formatos:

> Dossiês temáticos: os dossiês podem ser organizados por convidados e recebem textos em formato de artigos e outros gêneros. 

> Volumes regulares: os volumes regulares são compostos pelas seções: Para inspirar; Editorial; Você em Entrevista; Colunas do ObES: Perspectiva Geral e Educação para Sustentabilidade; Sessão de Fotos; Lançamentos de livros e e-books; MultiDicas; Pauta da vez; Educação pelo Mundo; Ensaio internacional; Produção Nacional; Práticas para inspirar; Artigos científicos; e Aproveite com suas turmas.

 

>> Processo de Avaliação por Pares

A Movimentos Docentes em Revista adota a avaliação duplo-cega por pares, isto é, cada texto é avaliado por dois pareceristas, caso o resultado das avaliações sejam diferentes, o texto é submetido para avaliação dos editores ou de um terceiro parecerista. No processo de avaliação, os pareceristas ad hoc pode aceitar, recusar ou sugerir alterações ao(s) autor(es). 

Na avaliação dos trabalhos submetidos são considerados os seguintes aspectos: (1) adequação ao escopo da revista; (2) originalidade da reflexão proposta pelo trabalho; (3) relevância das questões tratadas para a área de estudo; (4) atualização e pertinência dos recursos bibliográficos; (5) objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica. Todos os trabalhos submetidos atravessam o mesmo processo de avaliação até o aceite para publicação.

A Revista utiliza recursos de detecção de plágio (CopySpider e Turnitin) no material submetido à publicação de forma a evitar práticas inadequadas à divulgação da produção acadêmica. 

 

Todo o processo de avaliação, revisão, processamento e publicação das submissões à Revista é concluído em um período de 4 a 16 semanas.
 

>> Taxa de Processamento de Artigos (APCs – Articles Processing Charge)

A Taxa de Processamento de Artigo, procedimento cada vez mais comum no exterior e no Brasil, é cobrada dos autores somente após o aceite da publicação. A submissão é gratuita, caso o texto seja aprovado, o(s) autor(es) devem realizar o pagamento da Taxa para garantir que o trabalho seja disponibilizado na próxima edição.

Uma vez aprovado, o valor da taxa estabelecido para 2022 é de: 
R$ 197,00 Brasil e países lusófonos da África 

US$ 60,00 Demais países 

 

> O que a taxa cobre? A taxa cobre o acesso permanente e os registros da publicação (DOI individual), além do trabalho editorial, desenvolvimento e infraestrutura do periódico, website, formatação, arte-finalização, divulgação e indexação da Revista.

>> Periodicidade

 

A Movimentos Docentes em Revista é uma publicação quadrimestral, tendo suas edições publicadas durante os meses de Abril, Agosto e Dezembro.

>> Política de Acesso Livre

Criada a partir dos princípios da Ciência Aberta e reconhecendo a Educação como processo social, a Revista oferece acesso livre ao material publicado, contribuindo para um maior intercâmbio global das ideias e para a democratização das diferentes formas de conhecimento.

>> Ética na Pesquisa

 

A Movimentos Docentes em Revista enfatiza a aderência e a defesa das boas práticas em pesquisas, assim recomendamos ao(s) autor(es) que deseja(m) submeter seu trabalho para este periódico a leitura do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas.

Deste modo, a equipe editorial busca responder e solucionar qualquer desvio ético que possa ser apontado ou detectado ao longo do processo de publicação no âmbito da revista.

>> Formulário de Avaliação

 

A avaliação de cada trabalho deve ser realizada em formulário específico, devendo o parecerista se atentar as seguintes dimensões: RELEVÂNCIA, ORIGINALIDADE, ATUALIDADE, OBJETIVIDADE e CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO/ENSINO. Considerando em sua avaliação as questões: 

1) As questões tratadas no artigo submetido se caracterizam como relevantes para os estudos contemporâneos da área das Artes?*

(   ) Muito relevantes (   ) Relevantes (   ) Pouco relevantes (   ) Não são relevantes.

 

2) As reflexões propostas pelo artigo submetido são originais?*

(   ) Muito originais (   ) Originais (   ) Pouco originais (   ) Não são originais.

3) Os recursos bibliográficos são atualizados?*

(   ) Sim (   ) Não

4) O artigo submetido tem uma redação objetiva, clara e utiliza a linguagem adequada?*

(   ) Sim (   ) Não

5) A Movimentos Docentes em Revista tem como compromisso publicar contribuições que tratem de forma substantiva as questões pertinentes à Educação e Ensino. É possível afirmar que o artigo submetido apresenta uma contribuição para essas áreas?* 

(   ) Sim (   ) Não

6) A avaliação final aponta a RECOMENDAÇÃO da publicação do artigo submetido?* 

(   ) Recomendado (   ) Recomendado, desde que atendidos os ajustes indicados. (   ) Não recomendado.

 

RECOMENDAÇÕES / COMENTÁRIOS / ANÁLISE FINAL:

>> Financiamento e apoio administrativo

A Movimentos Docentes em Revista, a princípio, não conta com suporte financeiro, além dos recursos gerados pelas taxas de processamento. Os recursos humanos disponíveis são professores, pesquisadores e estudantes de diversas instituições de ensino do Brasil e exterior e que integram a Rede Internacional Movimentos Docentes, colaborando com o desenvolvimento da Revista. 

O apoio administrativo, responsável pela gestão e manutenção dos dados está sob os cuidados da V&V Editora. Editora independente parceira da Revista.